Seja bem-vindo
Mata de São João,26/06/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Mutirão nacional amplia cirurgias do SUS e beneficia pacientes da Bahia neste fim de semana

Hospital de Alagoinhas e Santa Casa de Feira de Santana realizarão 171 procedimentos gratuitos como parte do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.

Fonte: Ministério da Saúde
Mutirão nacional amplia cirurgias do SUS e beneficia pacientes da Bahia neste fim de semana Foto: Divulgação/Camila Sanabria/MS

O Ministério da Saúde promove, neste fim de semana (27 e 28 de junho), uma grande mobilização nacional para ampliar o acesso da população às cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas e contará, na Bahia, com a participação do Hospital Alagoinhas e da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana.

Ao todo, serão realizados 171 procedimentos cirúrgicos adicionais para pacientes baianos que aguardam atendimento na fila de regulação do SUS. Entre as cirurgias previstas estão retirada de vesícula, correção de hérnia, procedimentos de próstata e útero.

A ação faz parte de uma estratégia inédita do Governo Federal para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias especializadas. No caso dos hospitais privados e filantrópicos, os atendimentos serão realizados gratuitamente aos pacientes do SUS em troca de créditos financeiros destinados à quitação de débitos tributários federais.

A mobilização ocorre entre os dias 22 e 28 de junho em 20 estados brasileiros, reunindo 46 estabelecimentos de saúde e ofertando cerca de 16 mil procedimentos especializados. Desse total, aproximadamente 2,3 mil serão realizados por meio da modalidade de créditos financeiros, enquanto mais de 13 mil ocorrerão com a reativação de salas cirúrgicas e estruturas públicas que estavam ociosas.

Para ampliar a capacidade de atendimento, o Ministério da Saúde identificou centros cirúrgicos parados em unidades municipais e estaduais por falta de equipes médicas, equipamentos ou insumos e providenciou a contratação dos profissionais e a aquisição dos recursos necessários para colocar essas estruturas novamente em funcionamento.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa fortalece a integração entre as redes pública, privada e filantrópica em benefício da população.

"Estamos cumprindo o compromisso do governo do presidente Lula com a população brasileira e levando o SUS para todos os cantos do país. Com essa ação nacional, mobilizamos toda a capacidade instalada do país, com hospitais públicos, filantrópicos e privados trabalhando juntos para ampliar o atendimento especializado. Onde faltavam profissionais e equipamentos, nós estamos levando. Na rede privada, onde antes havia falta de diálogo, agora há atuação conjunta. Tudo isso para garantir que o cuidado chegue mais rápido para o povo", afirmou o ministro.

Além da Bahia, participam da mobilização os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A iniciativa amplia experiências já realizadas em municípios como Manacapuru, Itacoatiara, Parintins e Maués, no Amazonas, além de Canoas e São Lourenço, no Rio Grande do Sul, e Santarém, no Pará. Nessas ações-piloto, mais de 10,3 mil cirurgias e atendimentos especializados foram realizados, contribuindo para reduzir filas em regiões historicamente desassistidas.

Programa Agora Tem Especialistas

O programa Agora Tem Especialistas reúne diversas estratégias para ampliar o acesso da população aos serviços especializados do SUS. Entre as ações estão a realização de mutirões de cirurgias, a reativação de salas cirúrgicas ociosas em hospitais públicos, a ampliação do horário de funcionamento de policlínicas, a contratação de mais médicos especialistas e o fortalecimento da parceria com hospitais privados e filantrópicos credenciados.

Outra frente importante do programa é a atuação de 87 carretas equipadas para oferecer atendimento itinerante em saúde da mulher, exames de imagem e oftalmologia, levando serviços especializados a diversas regiões do país e reduzindo a necessidade de deslocamentos para grandes centros.

As medidas já apresentam resultados expressivos. Em 2025, o Brasil registrou o recorde de 14,9 milhões de cirurgias eletivas realizadas pelo SUS, um crescimento de 42% em comparação com 2022. No mesmo período, foram contabilizadas 1,6 bilhão de consultas com especialistas, aumento de 30%, além de mais de 1,3 bilhão de exames, crescimento de 22%, e cerca de 14 milhões de internações realizadas pela rede pública.

Mais informações:

Letícia Belém
Assessora de Comunicação do Ministério da Saúde na Bahia
(71) 99966-7345

Rodrigo Oliveira, diretor do Agora Tem Especialistas - Vídeo: Divulgação/Ministério da Saúde




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.