Seja bem-vindo
Mata de São João,02/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

STF julga Bolsonaro: entenda o andamento do processo

Penas podem ultrapassar 40 anos de prisão em caso de condenação

Fonte: Metro 1
STF julga Bolsonaro: entenda o andamento do processo Foto: Reprodução / Metro 1 / Rosinei Coutinho/STF
Publicidade

O Supremo Tribunal Federal começa nesta terça (2) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados de envolvimento na tentativa de golpe após as eleições de 2022, que confirmaram Lula como presidente. A análise ocorre na Primeira Turma, presidida por Cristiano Zanin, que inicia os trabalhos com a leitura do processo, seguida da manifestação do relator Alexandre de Moraes.

Na sessão inicial, não haverá decisão final. Estão previstas as exposições do relatório, informações da apuração, manifestação do Ministério Público e defesa dos réus, que terão uma hora para apresentar seus argumentos. Já o procurador-geral da República, Paulo Gonet, disporá de duas horas para expor as evidências contra os envolvidos.

Concluídas as manifestações, será iniciada a votação, começando com o relator Moraes. Os próximos a votar são os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Se algum ministro pedir vista, o julgamento poderá ser interrompido por até 90 dias. A estimativa é de que o processo seja finalizado até 12 de setembro.

Entre os réus estão ex-ministros e militares: Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. As sessões estão agendadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Em caso de condenação, as penas podem ultrapassar 40 anos de prisão.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.