Trump defende anexação da Groenlândia e diz que Otan deve liderar processo
Em postagem nesta quarta (14), líder dos EUA classifica posse da ilha como estratégica para frear avanço chinês e russo.
Foto: Reprodução / Bahia.Ba O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender, nesta quarta-feira (14), que o país norte-americano precisa tomar a Groenlândia “para fins de segurança nacional”.
A declaração foi dada em uma publicação no perfil do presidente dos EUA na rede social Truth Social. Ainda no post, Trump defende ainda que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) deveria liderar o processo de anexação.
“Os Estados Unidos precisam da Groenlândia para fins de segurança nacional. Ela é vital para o Domo Dourado que estamos construindo. A OTAN deve liderar o caminho para que possamos obtê-la. Se não fizermos isso, a Rússia ou a China o farão. E isso não vai acontecer!”, escreveu Trump.
“Do ponto de vista militar, sem o vasto poder dos Estados Unidos –grande parte do qual eu construí durante meu 1º mandato e agora estou levando a um nível novo e ainda mais alto– a Otan não seria uma força ou um elemento de dissuasão eficaz. Nem de perto! Eles sabem disso, e eu também. A Otan se torna muito mais formidável e eficaz com a Groenlândia sob controle dos Estados Unidos. Qualquer coisa menos do que isso é inaceitável”, disse em outro trecho da publicação.
Trump vem demonstrando interesse em controlar a Groenlândia pela primeira vez em 2019, durante seu primeiro mandato. A principal justificativa é que a ilha seria importante para a estratégia militar dos EUA.



COMENTÁRIOS