Jogos Olímpicos de Inverno: atleta brasileiro lidera primeira descida do slalom gigante
Lucas Pinheiro Braathen é o único a ficar abaixo de 1min14s e abre vantagem sobre o suíço Marco Odermatt na prova disputada em Bormio
Foto: Reprodução / Metro 1 / Rafael Bello/COB O brasileiro Lucas Pinheiro Braathen brilhou neste sábado (14) ao encerrar a primeira descida do slalom gigante na liderança. Ele foi o único atleta a completar o percurso em menos de 1 minuto e 14 segundos.
Primeiro a descer a montanha em Bormio, na Itália, Lucas registrou o tempo de 1min13s92, abrindo 0s95 de vantagem sobre o suíço Marco Odermatt, atual líder do ranking geral da modalidade. “Me senti muito conectado com meu coração, com o povo do Brasil, com essa montanha, com a neve. Tentei esquiar do meu jeito, como sou, e o resultado foi uma primeira descida”, afirmou o atleta ao SporTV após a prova.
A segunda descida, que definirá os medalhistas, está marcada para as 9h30 (horário de Brasília) deste sábado. Lucas será o último a competir entre os 30 melhores da primeira bateria. O campeão será definido pela soma dos tempos das duas descidas. O slalom gigante é a prova técnica mais veloz do esqui alpino. Disputada em duas baterias no mesmo dia, a competição soma os tempos das descidas, e vence o atleta com a melhor marca combinada.
Filho de mãe brasileira, Lucas nasceu na Noruega e tem 25 anos. Após romper com a federação norueguesa, decidiu defender o Brasil. Ele chegou a disputar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 por seu país de nascimento.
Em 2023, conquistou o título do slalom na Copa do Mundo de esqui alpino, antes de anunciar aposentadoria precoce. A decisão foi revertida em março de 2024, quando confirmou que voltaria às competições representando o Brasil.



COMENTÁRIOS