Seja bem-vindo
Mata de São João,15/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

FIEB recebe com otimismo plano do governo contra tarifa dos EUA e destaca impactos positivos para Bahia

Federação das Indústrias destaca benefícios para crédito, drawback e Reintegra, e aguarda detalhamento da medida provisória

Fonte: Metro 1
FIEB recebe com otimismo plano do governo contra tarifa dos EUA e destaca impactos positivos para Bahia Foto: Reprodução / Metro 1
Publicidade

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) recebeu com otimismo o plano de contingência anunciado pelo Governo Federal nesta quarta-feira (13), criado para reduzir os efeitos do aumento de 50% nas tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros exportados. A Bahia será particularmente afetada, com 67% das exportações do estado impactadas.

Segundo a FIEB, várias das medidas do plano atendem diretamente às demandas levadas pela entidade em reuniões com o Grupo de Trabalho formado por representantes do setor produtivo e do governo baiano, e também em encontros com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Entre os pontos destacados pela FIEB estão a ampliação do crédito, a extensão do prazo do drawback por mais um ano, beneficiando especialmente o setor de derivados de cacau,  e a devolução de 3% dos tributos acumulados pelas empresas que exportam pelo Reintegra. A entidade também elogiou a decisão de condicionar o acesso ao pacote à manutenção de empregos, ressaltando o foco na proteção de postos de trabalho.

A FIEB agora aguarda a publicação da medida provisória que detalhará os efeitos do plano em cada segmento, para realizar uma análise mais aprofundada sobre os impactos para os setores produtivos do estado.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.