Seja bem-vindo
Mata de São João,21/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Indígenas fecham estrada no extremo sul da Bahia em protesto contra decisão judicial de reintegração de posse de área rural

Apesar de pacífico, protesto realizado por indígenas Pataxó causa lentidão na região

Fonte: BNews
Indígenas fecham estrada no extremo sul da Bahia em protesto contra decisão judicial de reintegração de posse de área rural Foto: Reprodução / BNews
Publicidade

Uma estrada entre Itaporanga e Caraíva, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, foi bloqueada durante um protesto realizado por indígenas da etnia Pataxó na manhã desta quarta-feira (21). De acordo com eles, a manifestação é uma resposta direta a uma suposta decisão judicial que determinou a reintegração de posse de uma área rural em Trancoso, atualmente ocupada pela comunidade indígena da Aldeia Lagoa Doce.

A disputa envolve uma área de cerca de 179 hectares, tradicionalmente habitada pelos Pataxós, segundo registros da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Mesmo apontando a presença desse povo no território desde o século 19, a Justiça teria negado o pedido de manutenção de posse feito pela comunidade conhecida como Família Braz.

Informações do site 1500 Notícias apontam que a decisão favorece a empresa Itaquena S/A – Agropecuária, Turismo e Empreendimentos Imobiliários, pertencente ao empresário Moacyr Costa Pereira de Andrade, apontado como um dos maiores grileiros de terra da Bahia. 

Com faixas e cartazes exibindo frases como "estão roubando terras dos Pataxós com vendas de sentenças", os indígenas fecharam a estrada com pedaços de madeira. Apesar de pacífico, o protesto causa lentidão na região.


Publicidade

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.