Mata de São João reduz em 58,9% gravidez na adolescência

Mata de São João segue se destacando no cenário da saúde pública com resultados concretos na área de planejamento reprodutivo. Através da implantação do contraceptivo subcutâneo, conhecido como IMPLANON na rede de Atenção Primária, o município registrou uma redução de 58,9% nos casos de gravidez na adolescência, segundo dados consolidados no período de 2024.
Até o final de 2024, foram inseridos 260 implantes hormonais, beneficiando prioritariamente adolescentes de 14 a 19 anos, além de mulheres com contraindicação a outros métodos, puérperas com comorbidades, e aquelas com histórico de múltiplos partos.
Com a expressiva redução nas gestações precoces, o município observou uma menor demanda por ações do Ministério Público relacionadas a responsabilidades parentais e medidas protetivas. O número de adolescentes que requerem intervenção judicial por questões ligadas à maternidade precoce reduziu significativamente, aliviando o sistema jurídico e contribuindo para políticas públicas mais eficazes e integradas.
Dessa forma, a estratégia reforça o compromisso do município com a saúde integral da mulher, reafirmando o papel da gestão municipal na construção de uma sociedade mais informada e com maior equidade no acesso a direitos.
A Secretária de Saúde do município, Tatiane Rebouças, celebra os resultados e acredita que a orientação é o melhor caminho. “Estamos felizes com os resultados. Os investimentos feitos pelo município apresentam resultados significativos, reafirmando a importância do nosso trabalho. Mas a sociedade precisa avançar no que diz respeito a orientar essas jovens, que muitas vezes, sem a devida informação acabam por comprometer seus estudos e até a saúde com uma gravidez na adolescência”, afirmou Rebouças.
COMENTÁRIOS