Minha Casa, Minha Vida impulsiona mercado imobiliário no 1º trimestre
Dados da CBIC mostram que o mercado imobiliário avançou 15% no primeiro trimestre na comparação anual

O mercado imobiliário brasileiro cresceu 15% no primeiro trimestre de 2025, com aumento nas vendas e lançamentos de imóveis. Entre janeiro e março, foram vendidas 102.485 unidades residenciais, alta de 15,7% em relação ao mesmo período de 2024. Os lançamentos chegaram a 84.924 unidades, crescimento de 15,1%.
O programa Minha Casa, Minha Vida foi o principal impulsionador desse resultado, ajudando a equilibrar o cenário de crédito mais caro no país. Segundo a CBIC, o programa habitacional respondeu por 53% dos lançamentos e 47% das vendas no período. Isso significa que praticamente metade dos empreendimentos lançados e de imóveis vendidos contaram com os incentivos do programa, que oferece juros subsidiados e, portanto, taxas mais baixas.
O levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) considera imóveis novos em 221 cidades brasileiras. Apesar da alta anual, houve queda em comparação ao último trimestre de 2024. As vendas recuaram 4,2% e os lançamentos caíram 28,2%, refletindo uma desaceleração pontual do setor.
COMENTÁRIOS