Mesmo "frustrado com ambos os lados", Trump mantém diálogo com Putin
Durante sua campanha presidencial, Trump prometeu que, se eleito, acabaria com o conflito em 24 horas, mas seus esforços, quatro meses depois, ainda não deram frutos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manteve uma conversa telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda-feira (19), mesmo após a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmar que o republicano está “cansado e frustrado com ambos os lados” envolvidos na guerra. Ainda hoje, Trump deve conversar também com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Momentos antes da ligação com Putin, o vice-presidente norte-americano, JD Vance, declarou a jornalistas que os Estados Unidos reconhecem um impasse na resolução do conflito. Segundo ele, se a Rússia não demonstrar disposição para negociar, chegará o momento em que Washington precisará reconhecer que o embate não é responsabilidade americana.
Durante a campanha presidencial, Trump prometeu encerrar a guerra em apenas 24 horas caso fosse eleito. No entanto, quatro meses depois, seus esforços ainda não resultaram em avanços concretos. "Sabemos que há um certo impasse aqui. E acho que o presidente vai dizer ao Putin: 'Olha, você está falando sério?'", disse o vice americano. "Sinceramente, acho que o presidente Putin não sabe muito bem como sair da guerra. Vamos tentar acabar com isso, mas se não conseguirmos, vamos acabar dizendo: 'Valeu a pena tentar, mas não vamos fazer mais nada'."
COMENTÁRIOS