Colgate terá que pagar R$ 500 mil por propaganda de pasta de dente que enganou clientes por anos
Decisão aconteceu por unânimidade pela Justiça do Rio de Janeiro

A marca de creme dental Colgate foi condenada por propaganda enganosa, pela Justiça do Rio de Janeiro. A decisão aconteceu por unânimidade e a empresa terá que pagar um valor de R$ 500 mil por danos morais coletivos na divulgação da pasta Colgate Total 12.
De acordo com a medida, a pasta de dente possuía a substância Triclosan na fórmula do produto e a campanha publicitária que prometia "proteção completa por 12 horas, não importa o que você faça".
Na interpretação da Comissão de Defesa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a divulgação se trata de uma propaganda enganosa, pois os consumidores poderiam entender, através da propaganda veiculada, que o produto protege a boca mesmo após as refeições.
Em outro trecho, a ação ressalta que, além de gerar a ilusão de proteção, o produto ainda apresenta na fórmula a substância Triclosan, "a qual, segundo informações colhidas na internet em anexo, pode vir a causar câncer".
A possibilidade da substância causar riscos à saúde dos consumidores, entretanto, foi descartada pela 11ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça. A Anvisa permite o uso da substância dentro da concentração de 0,3%, limite também aceito por autoridades dos Estados Unidos, Canadá, União Europeia e Japão.
Por meio de nota, a Colgate-Palmolive informa que "tem conhecimento da decisão em segunda instância, referente ao processo iniciado em março de 2007, relacionado à publicidade do creme dental Total 12. A companhia informa que o processo está em fase de recurso.
Se inscreva no canal da KS6 TV E RÁDIO no Youtube! Clique Aqui!
COMENTÁRIOS