Mulher é condenada a pedir desculpas por 30 dias seguidos após criticar políticos
A mulher se desculpou publicamente durante 30 dias consecutivos

A mexicana Karla Estrella cumpriu, no último domingo (10), uma condenação judicial que a obrigou a se desculpar publicamente durante 30 dias consecutivos por ter criticado um casal de políticos na rede social X.
Segundo informações do O Globo, o caso dela se soma às denúncias de jornalistas e veículos sobre crescentes pressões para fiscalizar o poder, ao ponto que a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) alertou sobre “uma preocupante tendência” de novas formas de “censura judicial e legislativa” no México.
“Peço desculpas (...) pela mensagem que continha violência simbólica, psicológica (...), assim como discriminação, baseada em estereótipos de gênero”, publicou Estrella, que é arquiteta e dona de casa, no X ao longo do último mês.
Tudo começou em fevereiro de 2024, quando Estrella acusou o deputado Sergio Gutiérrez Luna, presidente da Câmara dos Deputados e filiado ao Morena, partido da presidente Claudia Sheinbaum, de praticar nepotismo.
Embora a mensagem não citasse diretamente a esposa do deputado, Diana Karina Barreras, que na época era candidata a deputada, o comentário foi relacioando a ela.
Barreras denunciou a publicação, e o tribunal eleitoral considerou Estrella culpada por “violência política” de gênero.
Segundo o tribunal, a publicação “afetou” o desempenho profissional de Barreras ao colocá-la em posição de “subordinação a uma figura masculina, minimizando suas capacidades e trajetória”
Estrella tentou se defender, argumentando que sua crítica mirava apenas o deputado, mas o tribunal não aceitou.
“Sou uma cidadã comum, que usa suas redes para opinar, para se divertir, para se informar. Não tenho poder para mudar a política no México, nem essa era a intenção”, disse Estrella, ainda surpresa com o uso de recursos públicos para processá-la.
COMENTÁRIOS