Bahia recebe mais de R$ 21 milhões para ampliar atendimento à saúde da mulher no SUS

Mais de 6,7 milhões de mulheres na Bahia devem ser beneficiadas com a ampliação do atendimento ginecológico pelo SUS. O estado vai receber mais de R$ 21 milhões do Ministério da Saúde para reforçar a assistência especializada, por meio da Oferta de Cuidados Integrados (OCI) do programa Agora Tem Especialistas. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (27), durante visita da diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência, Aline Costa, ao Hospital Aristides Maltez, em Salvador.
A iniciativa prevê a realização de consultas, exames e cirurgias eletivas em um único fluxo, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e evitar que a paciente precise circular por diversas unidades da rede. Entre os principais atendimentos contemplados estão casos de endometriose e sangramento uterino anormal.
De acordo com Aline Costa, a Bahia está entre os dez estados que mais realizam procedimentos pelo SUS. “Desde o início, o estado aderiu ao modelo das OCIs, que concentra em um só pacote exames especializados, biópsias, consultas médicas e até retorno por telemedicina ou presencial”, destacou.
A medida também prevê a oferta de exames como ultrassonografia transvaginal, histeroscopia cirúrgica com biópsia e sedação, além de ressonâncias magnéticas da pelve e abdômen inferior.
COMENTÁRIOS