Rui Costa vê “fogo amigo” em vazamento sobre fala de Janja na China
Ministro da Casa Civil virou alvo de desconfiança na comitiva de Lula e atribui traição a aliados do próprio governo: “O problema não são só os bolsonaristas”

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, viu “fogo amigo” contra si ao ser apontado como principal suspeito de ter vazado a fala da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, em reunião com o presidente da China, Xi Jinping. Segundo relatos feitos à Coluna do Estadão por integrantes da comitiva que viajou para o país asiático, Costa disse que o problema não são apenas os bolsonaristas, mas também “traíras” no próprio governo Lula. Procurado, o ministro não comentou.
Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva relataram à Coluna um clima de total desconfiança na viagem após vir à tona que Janja gerou constrangimento ao pedir a palavra para falar com Xi Jinping sobre o TikTok, rede social chinesa apontada pela primeira-dama como instrumento da extrema-direita no Brasil.
Irritado, Lula comentou o assunto em entrevista coletiva e disse que foi ele quem trouxe o TikTok à tona na reunião com Xi Jinping. “Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa de um jantar muito confidencial e pessoal”, disse o presidente da República. O petista disse que estavam no encontro apenas o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o deputado Elmar Nascimento (União-BA) e alguns ministro.
Rui, então, virou o principal suspeito entre os ministros, de acordo com relatos nos bastidores. Integrantes da comitiva dizem ver uma tentativa de outros membros do governo de “queimar” o petista com Lula e Janja.
O ministro da Casa Civil protagonizou diversos embates no governo Lula ao longo dos últimos anos. O mais emblemático foi a disputa com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre os rumos da política econômica. A Casa Civil também travou por meses a PEC da Segurança, apresentada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e a Autoridade Climática, defendida pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que até hoje não saiu do papel.
COMENTÁRIOS