Seja bem-vindo
Mata de São João,18/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Ministério identifica destino de ovos suspeitos de gripe aviária e determina destruição

O ministro de Agricultura e Pecuária reforça que o perigo é sanitário, e não alimentar, já que o cozimento adequado de carnes e ovos elimina completamente o vírus

Fonte: Metro 1
Ministério identifica destino de ovos suspeitos de gripe aviária e determina destruição Foto: Reprodução / Metro 1
Publicidade

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou neste sábado (17) que localizou o destino dos ovos de incubação provenientes da granja onde foi identificado um foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul. Como medida de precaução, o governo determinou a destruição total desses ovos.

Segundo o ministério, os ovos haviam sido encaminhados a propriedades localizadas em Minas Gerais, no Paraná e também no próprio território gaúcho. A ação tem como objetivo impedir a possível disseminação do vírus H5N1, causador da gripe aviária. Os ovos de incubação não são consumidos pela população, pois são utilizados para gerar novas aves.

Embora não haja confirmação da presença do vírus nos ovos rastreados, o ministério destacou que se trata de uma ação preventiva, com o intuito de evitar a propagação da doença entre aves vivas em outras granjas. Para que haja contaminação, é necessário um contato direto entre uma ave viva e uma carcaça infectada, o que é considerado um cenário pouco provável.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o maior risco relacionado à gripe aviária está na possibilidade de exportação de carcaças contaminadas, o que poderia causar a infecção em outros países. China, União Europeia, Argentina, Uruguai, Chile e México já suspenderam as importações de frango do Brasil.

O ministro reforça que o perigo é sanitário, e não alimentar, já que o cozimento adequado de carnes e ovos elimina completamente o vírus, além de outras bactérias como a salmonella. A orientação é que os consumidores procurem produtos apenas de estabelecimentos regularizados e que, em caso de dúvidas, a população entre em contato com os serviços de vigilância sanitária locais.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.