Embargo da carne de frango deve afetar preço mundial
China e União Europeia suspendem importações de carne de frango do Brasil após primeiro caso da doença em produção industrial no país

O Brasil registrou, pela primeira vez, um caso de gripe aviária em uma granja comercial, levando a uma série de embargos às exportações de carne de frango do país. A China, principal destino das exportações brasileiras, foi a primeira a suspender as compras por até 60 dias, seguida pela União Europeia.
O impacto econômico é significativo. Apenas no ano passado, a China importou meio milhão de toneladas de carne de frango brasileira. A interrupção representa um custo estimado de 100 milhões de dólares por mês para o setor, freando o recente avanço do comércio entre os dois países.
O Ministério da Agricultura e Pecuária decretou emergência sanitária após a confirmação do caso. Carlos Fávaro, ministro da pasta, afirmou que alguns países não decretarão suspensão geral da importação devido a novos protocolos sanitários. “Com esses países que nós conseguimos avançar na revisão, a restrição comercial se dará primeiro no estado do Rio Grande do Sul, na sequência somente o raio de 10 quilômetros”, explicou Fávaro.
COMENTÁRIOS