Seja bem-vindo
Mata de São João,13/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Cartórios poderão incluir nome e etnia indígena nos registros de nascimento

A nova regra elimina a necessidade de processo judicial ou representação por advogado, simplificando o procedimento

Fonte: Metro 1
Cartórios poderão incluir nome e etnia indígena nos registros de nascimento Foto: Reprodução / Metro 1 / Marcelo Camargo
Publicidade

Indígenas em São Paulo agora podem incluir elementos de sua identidade cultural, como etnia, clã e grupo familiar, diretamente na certidão de nascimento, segundo a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

A nova regra elimina a necessidade de processo judicial ou representação por advogado, simplificando o procedimento. Além disso, a documentação pode ser emitida em língua indígena, respeitando a diversidade cultural dos povos originários.

O registro tardio, destinado a pessoas adultas sem certidão de nascimento, agora dispensa a obrigatoriedade do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), simplificando o processo para obtenção de documentos essenciais.

Para adicionar informações como etnia, clã ou grupo familiar, é necessário apresentar uma declaração formal. Já o registro de nascimento tardio exige que os dados sejam fornecidos por representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) por meio de um requerimento oficial.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.