Alemanha altera limites e permite dirigir sob efeito de maconha
Agora, os condutores podem ter até 3,5 nanogramas de tetrahidrocanabinol (THC) por mililitro de soro sanguíneo, antes a medida permitida era de 1 nanograma
Dois meses após legalizar o consumo de cannabis, a Alemanha flexibilizou a Lei de Trânsito Rodoviário. Agora, os condutores podem ter até 3,5 nanogramas de tetrahidrocanabinol (THC) por mililitro de sangue.
O país aumentou o limite de THC para motoristas de 1 nanograma por mililitro de sangue para 3,5 nanogramas. Essa mudança faz parte de uma série de ajustes legislativos após a legalização parcial do uso recreativo de cannabis no país. No entanto, continua proibido o consumo simultâneo de álcool e cannabis para condutores, e há restrições mais rigorosas para motoristas novatos e jovens.
A alteração na lei foi aprovada pelo Bundestag - parlamento da República Federal da Alemanha, em julho de 2024, levando em consideração as recomendações da comissão de peritos do Ministério dos Transportes. O limite é aplicado a todas as vias de consumo, incluindo vaporização, comestíveis, óleos, cápsulas, bebidas e afins. Os condutores com níveis elevados de THC, mas portadores de “medicamento prescrito para uma doença específica”, estão isentos das penalidades.
COMENTÁRIOS